A fiança locatícia é uma exigência comum na hora de alugar um imóvel residencial, comercial e também de equipamentos e grandes estruturas corporativas, mas muitas vezes pode ser um problema para os inquilinos. Isso porque a fiança pode ter um valor alto, além de ser uma garantia que pode ser difícil de conseguir. É aí que entra a capitalização para fiança locatícia.
A capitalização é uma forma inteligente de garantir a fiança. Com ela, você não precisa desembolsar um valor alto e sem garantia de devolução, nem precisa buscar um fiador que se responsabilize pela garantia. Além disso, a capitalização para fiança locatícia pode ser uma boa alternativa para quem não tem imóvel próprio ou não quer utilizar sua reserva financeira para essa finalidade.
Ao optar pela capitalização para fiança locatícia, você estará investindo o valor correspondente à fiança em um título de capitalização. Esse valor fica bloqueado durante todo o período da locação e pode ser resgatado ao final do contrato, com a devida correção monetária.
Com a capitalização, você mantém a sua reserva financeira e ainda concorre a prêmios, que podem ser sorteados durante o período da locação. Também é bom para o proprietário do bem e imobiliária que têm uma garantia ágil, segura e com liquidez.
O pessoal da Leve Seu Seguro buscou entender a minha necessidade e apresentou-me as soluções que melhor me atendiam. Adorei.
Além disso, algumas empresas exigem uma análise de crédito do locatário, para verificar se ele tem histórico de inadimplência ou restrições no nome. Por isso, é importante contar com uma assessoria de qualidade antes de contratar a capitalização para fiança locatícia.
Vale ressaltar que a contratação da capitalização para fiança locatícia é uma opção que traz mais praticidade e segurança para o processo de locação de imóveis, já que não é necessário buscar um fiador ou fazer um depósito caução.
A capitalização para fiança locatícia é uma alternativa ao uso do fiador no contrato de locação de imóveis. Nesse caso, o locatário realiza um depósito equivalente a um determinado número de aluguéis em uma instituição financeira, que fica responsável por administrar o valor durante o período do contrato.
A capitalização é limitada ao valor do contrato de aluguel. A maioria das imobiliárias e proprietários exigem que o valor do título corresponda a, pelo menos, 12 vezes o valor do aluguel.
Ao final do contrato de locação, se não houver débitos, a instituição financeira deve restituir o valor depositado com correção pela Taxa Referencial – TR. Caso haja débitos, a instituição pode utilizar o valor depositado para quitar as dívidas.
A instituição financeira tem até 30 dias após o término do contrato de locação para restituir o valor depositado. A Leve Seu Seguro pode orientar acerca da melhor opção com os menores prazos de devolução.
Os documentos necessários podem variar de acordo com a instituição financeira escolhida, mas normalmente são exigidos o contrato de locação, comprovantes de renda e de residência, além de documentos pessoais do locatário.
Sim, a capitalização de fiança locatícia pode ser utilizada em qualquer tipo de imóvel, desde que o locador aceite essa forma de garantia locatícia, e também de equipamentos e grandes estruturas corporativas.
O seguro-fiança é outra opção de garantia locatícia, que consiste em contratar uma apólice de seguro para garantir o pagamento do aluguel em caso de inadimplência. A principal diferença entre a capitalização para fiança locatícia e o seguro-fiança é que no primeiro caso o locatário realiza um depósito em dinheiro, enquanto no segundo caso é feito o pagamento de uma apólice de seguro.
Depende do ponto de vista. A capitalização de fiança locatícia pode ser uma alternativa interessante para quem não tem um fiador ou para quem prefere não envolver terceiros no contrato de locação. No entanto, é preciso considerar que o valor depositado não rende juros e que a restituição do valor pode demorar até 30 dias após o término do contrato. Consulte nosso time de especialistas e saiba mais.